.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Educação e Cultura

Educação e Cultura

Educação e Cultura



Avaliar

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe


Descrição:

E Q U I P E

 

Secretária de Educação e Cultura

Rosiani Montoia

 

Técnica da Secretaria de Educação e Cultura

Sabrina Oliveira dos Santos

 

Agente Administrativo

Cleusa Ferreira Gomes

 

Chefe de Divisão de Cultura

Kelvis Benjamim Demori

 

Equipe Técnica da Secretaria de Educação e Cultura

Fonoaudióloga:

Flávia Helena Reina

 

Nutricionista:

Valéria Ribeiro

 

Psicólogo:

Eduardo Benedito Colis

 

Professor Educação Física

Roni Moreira de Oliveira

 

Instrutor da Fanfara Municipal de Indianópolis – FAMUIND

Alex Rufino Rodrigues

Coreógrafa da Fanfara Municipal de Indianópolis – FAMUIND

Larissa Henrique de Ornelas

 

FREQUÊNCIA ESCOLAR – BOLSA FAMÍLIA

O Ministério da Educação junto com os municípios, assumiram o compromisso de acompanhar a frequência escolar de crianças e jovens por entender que este critério estabelecido pelo Programa Bolsa Família contribui no combate à evasão escolar pela exigência de permanência na escola.

A freqüência escolar é acompanhada bimestralmente, onde os alunos beneficiados precisam estar devidamente matriculados nos estabelecimentos de ensino com um percentual de 85% de freqüência no mês, para crianças até 15 anos e 75% para jovens até 17 anos.

O acompanhamento da freqüência escolar das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa família tem, dentre outros, os seguintes objetivos:

  • Combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional;
  • Combater a pobreza e outras formas de privação das famílias;
  • Promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

O Ministério da Educação pretende conduzir o sistema que ora é implementado na perspectiva da consolidação do Projeto Presença que envolve as três instancias da administração pública: federal, estadual e municipal, no levantamento de informações e acompanhamento do aluno e do professor. Essa trajetória representara um avanço que viabilizara a oferta de dados precisos e atualizados para subsidiar a implementação e o monitoramento das políticas públicas em educação. Possibilitará mecanismos para uma gestão mais eficiente, bem como possibilitara informações precisas para os programas sociais do governo federal, como o Programa Bolsa Família.

 

TRANSPORTE ESCOLAR

O Transporte Escolar no Município de Indianópolis é uma política pública que garante o acesso à educação, ofertando transporte aos alunos das redes municipal e estadual, residentes na zona rural de nosso município, matriculados no ensino público regular.

O Transporte Escolar gratuito aos estudantes é mantido com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

A Administração Municipal vem mantendo diálogo frequente com os pais de alunos, alunos e representantes das escolas e colégios a fim de melhorar e adequar os serviços do transporte dos estudantes.

O transporte é realizado através de veículos próprios do município, para que atendem à demanda de estudantes das escolas e colégios em conformidade com as leis e normas vigentes.

 

CENTRO MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL CURUMIM – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

CMEI CURUMIM

Código do INEP: 41353170

Endereço: Rua Maipurês, 148 - Centro - Indianópolis/Paraná - CEP: 87235-000

Telefone: (44) 3674-1416

E-mail: curumim@indianopolis.pr.gov.br 

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil legalmente constituída como primeira etapa da Educação Básica, com o objetivo de garantir condições adequadas para promover o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, bem como favorecer a construção da identidade e autonomia, complementando a ação da família e da comunidade, buscando assegurar uma educação de qualidade, integrando as ações de cuidar e educar.

 

A Proposta Pedagógica Curricular, compreende a criança como sujeito histórico e de direitos que, brinca, imagina, fantasia, aprende, deseja, observa, experimenta, narra, questiona, elabora sentido sobre a natureza e a sociedade; constrói sua identidade pessoal e coletiva produzindo cultura nas relações e práticas cotidianas que vivencia,? garantindo à criança experiências de interação com a linguagem oral e escrita, ampliando saberes e conhecimentos de diferentes naturezas, favorecendo a consolidação do processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O CENTRO MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL presta atendimento de forma integral e parcial as crianças com idades entre 0 e 6 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 e 6 anos se chama "pré-escola", de 2ª a 6ª feira das 7h às 17h, oferecendo atividades educativas e lúdicas e ações de cuidado como alimentação adequada às crianças, segurança e higiene.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os cursos de formação continuada para os professores do CMEI, são promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura, com o objetivo de qualificar e melhorar a prática docente, bem como o conhecimento profissional.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Os professores organizam suas práticas pedagógicas de acordo com o Projeto Político Pedagógico do CMEI e de orientações da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e do CMEI, englobando em todas as rotinas o educar, o brincar e cuidar como dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos no processo educativo.

Os educadores possuem hora atividade para planejar suas atividades, as quais são específicas para cada faixa etária, tendo como referência o Referencial Curricular do Estado do Paraná.

 

FAMILÍA NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação junto com a Equipe Diretiva desenvolve políticas pedagógicas para promover a interação entre a unidade de ensino, pais, alunos e comunidade, promovendo assim, o bem-estar das crianças visando à educação de qualidade? Os familiares são convidados a visitar à unidade de Educação Infantil, as quais acolhem as famílias em suas dúvidas, questionamentos e sugestões sobre o trabalho desenvolvido e seus objetivos, a fim de que todos possam ser corresponsáveis pelo ensino e a aprendizagem das crianças.

 

ESCOLA MUNICIPAL IZOLDA RIZZATO LIUTI – ENSINO FUNDAMENTAL

 

Código do INEP: 41161971

Endereço: Rua José Cantador, 221, Jardim Moradias Pioneiras - Indianópolis - Paraná - CEP: 87.235-000

Telefone: (44) 3674-1022

E-mail: escolaizolda@indianopolis.pr.gov.br

ENSINO FUNDAMENTAL

A Escola Municipal tem por objetivo geral proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar das crianças, possibilitando o desenvolvimento integral nos aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos, proporcionando situações que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, dos processos criativos e para a apropriação do conhecimento através das diferentes formas de interação humana e mediante um ambiente de aprendizagem rico, contemplando todas as áreas de conhecimento, a ciência, a pesquisa, a literatura, a arte, a música e o lúdico, meios através dos quais é possível e necessário apresentar o mundo às crianças e estudantes, levando-os à apropriação do conhecimento, à informação, reflexão e superação. Oportunizando ainda o uso de diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal como meio de expressão e de comunicação de suas ideias e sentimentos, de modo a torná-lo apto ao exercício da cidadania e a usufruir dos bens materiais e culturais da sociedade na qual está inserido. A educação deve ter por objetivo a concretização de uma sociedade igualitária, em que o ser humano possa ser valorizado pela individualidade e como um ser social, que possa colaborar para uma sociedade mais justa, fraterna e democrática, desenvolvendo suas potencialidades e seus talentos, utilizando recursos tecnológicos e práticas coletivas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Escola Municipal presta atendimento as crianças e ao público nos seguintes períodos matutino das 7h45min às 11h45min e vespertino das 13h15min às 17h15min.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os cursos de formação continuada para os professores do ensino fundamental, são promovidos pela SEC com o objetivo de qualificar e melhorar a prática docente, bem como o conhecimento profissional.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Os professores organizam suas práticas pedagógicas de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Ensino Fundamental e de orientações da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Municipal, englobando em todas as rotinas o educar, o brincar e cuidar como dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos no processo educativo.

Os educadores possuem hora atividade para planejar suas atividades, as quais são específicas para cada faixa etária, tendo como referência o Referencial Curricular do Estado do Paraná.

 

FAMILÍA NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação junto com a Equipe Diretiva desenvolve políticas pedagógicas para promover a interação entre a unidade de ensino, pais, alunos e comunidade, promovendo assim, o bem-estar das crianças visando à educação de qualidade? Os familiares são convidados a visitar à unidade de Escola Municipal, as quais acolhem as famílias em suas dúvidas, questionamentos e sugestões sobre o trabalho desenvolvido e seus objetivos, a fim de que todos possam ser corresponsáveis pelo ensino e a aprendizagem das crianças.

 

FREQUÊNCIA  ESCOLAR

O MEC – Ministério da Educação, juntamente com os municípios, assumiram o compromisso de acompanhar a frequência escolar de crianças e jovens por entender que este critério estabelecido pelo Programa Bolsa Família contribui no combate À evasão escolar pela exigência de permanência na escola.

A frequência escolar é acompanhada bimestralmente, onde os alunos beneficiados precisam estar devidamente matriculados nos estabelecimentos de ensino com um percentual de 85% de frequência no mês, para crianças até 15 anos e 75% para jovens até 17 anos.

Em nosso município a frequência escolar é acompanhada em todas as escolas de rede municipal e estadual de ensino, atingindo mais de 4 mil alunos. 

O acompanhamento da frequência escolar das crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa família tem, dentre outros, os seguintes objetivos:

  • - Garantir ás crianças e adolescentes, cujas famílias recebem esse benefício, o acesso ao direito básico que é a educação;
  • - Proporcionar condições mínimas necessárias para a permanência das crianças e adolescentes na escola;
  • - Criar condições para que famílias entendam o valor da educação como meio para superar as condições da pobreza;
  • - Colocar a questão da escolarização no bojo de uma política social que busca a emancipação das famílias que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico;
  • - Construir a consciência e a convicção nas famílias de que a escolarização constitui forte componente para a quebra da reprodução intergeracional da pobreza;
  • - Contribuir no combate á evasão escolar.

O Ministério da Educação pretende conduzir o sistema que ora é implementado na perspectiva da consolidação do Projeto Presença que envolve as três instancias da administração pública: federal, estadual e municipal, no levantamento de informações e acompanhamento do aluno e do professor. Essa trajetória representara um avanço que viabilizara a oferta de dados precisos e atualizados para subsidiar a implementação e o monitoramento das políticas públicas em educação, possibilitando mecanismos para uma gestão mais eficiente, bem como possibilitará informações precisas para os programas sociais do governo federal, como o Programa Bolsa Família.


Requisitos:

Não Informado!


Serviço Online:

Não


Telefone:

(44) 3674-1310


Celular:

Não Informado!


E-mail:

educacao@indianopolis.pr.gov.br


Local:

Avenida Santos Dumont, 139, Centro - Indianópolis - Paraná - CEP: 87.235-000


Período de Solicitação:

Não Informado!


Meios de Contato:

Não Informado!


Dia e Horário de Atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira: 7h45min às 11h45min / 13h15min às 17h15min


Documentos Necessários:

Não Informado!


Prazo:

Não Informado!


Forma de Acompanhamento:

Não Informado!


Observações:

Não Informado!


Links Úteis:

Não Informado!


Órgão Responsável:

Não Informado!

Secretaria Responsável:

Secretaria de Educação e Cultura


Arquivos

Data Nome do documento Download
01/01/2022 Plano Municipal de Educação – PME de Indianópolis
01/01/2022 Lei Municipal nº 469/2015
01/01/2022 Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME de Indianópolis
01/01/2022 Calendário Escolar do Centro de Educação Infantil Curumim – Ano 2021
01/01/2022 Calendário Escolar da Escola Municipal Izolda Rizzato Liuti – Ensino Fundamental
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFI - 2022

R$ 39,36

.
UFI - 2023

R$ 41,71

.
.

Prefeitura Municipal de Indianópolis - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.