.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Saúde - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Gestantes receberam palestra sobre cuidados com a higiene bucal

Orientações aconteceram na UBS e alertaram para os problemas que uma má higiene bucal pode trazer


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Saúde Bucal do Setor de Odontologia, realizou no dia 28 de junho, nas dependências da Unidade Básica de Saúde - UBS, uma palestra para gestantes do município, com o objetivo de orientar as formas de higiene bucal.

 

O Dr. Luiz Lorhan Cordeiro abordou o tema “SAÚDE BUCAL DURANTE A GESTAÇÃO E CUIDADOS COM O BEBE”, ressaltando que o atendimento à gestante na Clínica Odontológica da UBS acontece de modo prioritário, buscando prevenir e tratar problemas odontológicos que podem afetar a saúde da gestante.

 

A saúde bucal da mulher pode sofrer alguns impactos durante a gestação, devido às mudanças fisiológicas. O aumento das alterações hormonais pode ocasionar inflamações na gengiva devido a higiene bucal inadequada. Foram explicados para as gestantes os cuidados que elas devem ter com a sua saúde bucal e também com a vida intrauterina do bebê e após seu nascimento. As gestantes foram orientadas também a respeito de uma alimentação adequada durante o período de gestação, quais medicamentos que podem ser tomados, sem acarretar problemas durante os nove meses de gravidez, além de uma visão geral sobre toda a assistência de saúde que as mesmas devem procurar.

 

O acompanhamento odontológico das gestantes serve para avaliar e intervir de maneira segura, sempre que necessário, garantindo a saúde da mãe e do bebê. Os cuidados para manutenção de dentes saudáveis são os mesmos tanto para as gestantes, quanto para mulheres não grávidas. Algumas dicas podem ser conferidas abaixo:

– Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia (após as refeições) para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes;

– Usar fio dental diariamente, pois é importante a remoção da placa bacteriana que fica entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova dental não alcança;

– Evitar consumir alimentos com muito açúcar e amido (doces e pães);

– Não ingerir doces antes de dormir, pois a saliva não é ativada durante o sono e, portanto, o ataque ao esmalte dos dentes é muito maior neste período;

– Para manter o hálito puro, escovar também a língua, pois as bactérias ficam alojadas nela;

– Visitar o dentista regularmente e pedir uma limpeza dos dentes.

418 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFI - 2022

R$ 39,36

.
UFI - 2023

R$ 41,71

.
.

Prefeitura Municipal de Indianópolis - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.