Administração - Terça-feira, 25 de Agosto de 2015

Departamento de Assistência Social realiza curso de capacitação para os Conselheiros Municipais

O Departamento de Assistência Social de Indianópolis promoveu no dia 21 de agosto de 2015, no salão comunitário com início às 13 horas, uma capacitação para os conselheiros municipais, com o tema: “O Papel do Conselheiro Municipal no Controle Social”, onde a palestrante Edna Lúcia Martins elencou a importância dos conselhos e do controle social, que pode ser feito individualmente por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas.
Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que têm o papel de fortalecer a participação democrática da população, na formulação e na implementação de políticas públicas que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas sim, uma realidade.
Os conselhos ainda são espaços públicos de composição plural e paritária entre estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais.
Sendo os principais canais de participação popular encontrada nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal).