.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Página
O que é o Controle Interno?
Instituído pela Lei Municipal nº 202/2007 a Unidade de Controle Interno serve para auxiliar o gestor público no cumprimento de sua missão, tendo em vista a necessidade de conhecimento do que ocorre no município, voltado para técnicas modernas de administração (planejamento e gestão). Antes de ser meio de fiscalização, o controle interno têm cunho preventivo, pois oferece ao gestor público (prefeito) a tranquilidade de estar informado da legalidade dos atos de administração que estão sendo praticados, da viabilidade ou não do cumprimento das metas estabelecidas, possibilitando a correção de eventuais desvios ou rumos de sua administração, prevenindo a ocorrência de fraudes, desperdícios e erros cometidos por gestores e servidores em geral, devendo também salvaguardar todo o patrimônio municipal, seja bens móveis ou imóveis, equipamentos, maquinários ou automóveis.
A partir de 2013 a Unidade de Controle Interno, com anuência do Prefeito Municipal, implantou regras de trabalho e controle:
Plano de Trabalho Anual → envolve o planejamento de como serão os trabalhos ao longo do ano.
Instrução Normativa à são atos normativos expedidos por autoridades administrativas, visam regulamentar ou implementar o que está previsto nas leis. As instruções normativas são elaboradas pela Unidade de Controle Interno e aprovadas pelo Prefeito Municipal.
→ Parecer técnico: após a execução do serviço prestado pela secretaria municipal, realizamos parecer sobre o andamento, apontando as correções para evitar as possíveis falhas.
→ Auditoria: é um exame cuidadoso das atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais, com objetivo de verificar se elas estão de acordo com o que foi planejado e/ou estabelecido previamente, se foram realizadas com eficácia, eficiência e se os objetivos foram atingidos.
Visão →Conquistar até 2021 o reconhecimento público pela transparência, qualidade e resultados alcançados pela gestão.
Missão →Aprimorar a atuação governamental com a adoção de processos mais eficientes e eficazes, visando melhorar o desempenho organizacional.
Valores →Comprometimento, cooperação, equidade e inovação.
Alecsandro Manoel de Ornelas - Controlador Interno
Formação: Direito, com Especialização em Direito Civil e Processual Civil.
Servidor do Município desde maio de 2000, com 22 anos de serviços prestados em prol do município.
Experiências Profissionais: Técnico Administrativo com atuação junto a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social de Indianópolis, como Coordenador na implantação do Cadastro Único no Governo Federal e foi gestor municipal da Secretaria de Assistência Social de Indianópolis período de 2011 à maio de 2014. Atua no Controle Interno do Município de Indianópolis desde maio/2014.
Telefone: (44) 3674-1108 - Ramal 230
E-mail: controladoria@indianopolis.pr.gov.br
Documentos
Controle Interno
Cartilha Olho Vivo - Um guia para o cidadão garantir os seus direitos.
Instrução Normativa nº 58/2011 TCE PR - Regulamenta as remessas bimestrais de informações ao SIM-AM
Guia de recomendações básicas Final de Mandato TCE-PR
Ciclo de Gestão Pública - O TCE como orientador da boa utilização dos recursos públicos
SIM-AM 2013 - Encerramento do exercício financeiro – cuidados e precauções.
PROAR TCE PR - Procedimento de Acompanhamento Remoto
Cartilha Transferências de Recursos da União - Perguntas e respostas.
Revista do Ministério Público de Contas do Paraná
Revista do Ministério Público de Contas do Paraná - 13ª edição