Obras - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Indianópolis realiza a entrega de calcário e fósforo aos produtores rurais

No dia 23 de abril o Vice Prefeito Jocimar Paleta, representando o Prefeito Paulinho Mineiro, acompanhado de várias autoridades, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades, participaram de uma ação através da EMATER/SEMAN, com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a distribuição de 360 toneladas de calcário e 30 toneladas de corretivo de solo a base de fósforo (super-simples), beneficiando 47 produtores rurais do município, dando assim a continuidade do Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias.
O objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, são ações integradas de vários programas ambientais, sociais produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de agentes municipais, assistência técnica para a comunidade local e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais, com base na gestão de Microbacias hidrográficas.
O município de Indianópolis mantém este convênio junto ao Governo do Estado do Paraná através da SEAB, com a manutenção do mesmo, abrangendo uma área de 475 hectares da microbacia do Córrego Carijós, esses corretivos vão melhorar a qualidade do solo dando melhor aproveitamento dos elementos químicos para as plantas aumentando a produção e melhorando a renda do produtor beneficiado pelo programa.
O município vem dando assistência em vários seguimentos para os produtores rurais, com a patrulha mecanizada pois tem implementos disponíveis para isso: distribuidor de calcário, trator com grade, terraceador, roçadeira, pá carregadeira e outros implementos, para dar atendimento aos produtores e que os mesmos possa conservar seu sistema de solo, tanto é que já foram beneficiados anteriormente nessa mesma área de microbacia 76 produtores com a construção de cercas de proteção de nascentes de água com melhoria na implantação do sistema de terraceamento adequado as propriedade da área com distribuição de calcário.