Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 17 de Março de 2017

Tarde de Campo com os sericicultores de Indianópolis

O município de Indianópolis possui 45 produtores de casulo verde, ou popularmente conhecidos produtores de bicho da seda, o Prefeito Paulinho Mineiro sabendo da importância desta atividade para a economia do município e principalmente para esses agricultores familiares que exploram essa atividade e residem na área rural do município, não mede esforço para apoiar essa atividade.
No município de Indianópolis, está instalada uma das 18 unidades de referência em sericicultura da macro região Noroeste, essas unidades de referência são propriedades exploradas por agricultores familiares que recebem um acompanhamento diferenciado tanto por parte da EMATER e da BRATAC no caso da seda, nestas unidades de referência são introduzidas as inovações geradas pela pesquisa tanto no plantio de amoreira como em máquinas para o desenvolvimento da exploração da seda.
Diante do exposto no dia 17 de fevereiro foi realizada uma tarde de campo com os sericicultores de Indianópolis numa parceria entre a EMATER, Prefeitura Municipal de Indianópolis, a BRATAC com apoio do SICREDI, na tarde de campo participaram 32 sericicultores, no referido eventos foram apresentados aos produtores, pelo senhor Donizete gerente de matéria prima da BRATAC as inovações técnicas para a exploração da sericicultura, que primam pela mecanização de algumas atividades da exploração que demandam muita mão de obra tão rara e cara hoje em dia, apresentação de uma colheitadeira de ramos de amoreira, equipamento para elevação de bosques de casulos de seda, carrinho para transporte dos ramos de amoreira dentro do barracão de criação do bicho da seda, esses equipamentos juntos numa área de 02 ha conseguem diminuir o uso de mão de obra em 40% na atividade da seda, isso animou os produtores presentes a modernizarem a atividade na sua propriedade.
O técnico Agropecuário Oswaldo da Silva Pádua da EMATER, apresentou dados sobre as perdas na colheita de ramos de amoreira causados pela falta de planejamento correto e adequado para as variedades de amora cultivadas, mostrando que essas perdas podem chegar a 20% dos ramos de amoreiras produzidas e não colhidas, apresentando os prejuízos que isso causa aos sericicultores.
O agrônomo Edson Diogo também da EMATER apresentou os dados de referencia gerados com as 18 unidades de referência acompanhadas na macro região do arenito entre produção e qualidade da produção, dados esses que apresentam grandes diferenças com sericicultores produzindo 1.
514 kg/ha casulo verde com renda de R$28.
920,49 por ha e produtores com produção de 790 kg/ha de casulo verde com renda de R$ 14.
929,37 por ha diferença de renda de R$13.
991,12 por ha, diferença essa de renda para o sericicultor.
O Reginaldo Volpato também da EMATER repassou aos presentes o resultado das analises de solo e as mudanças necessárias na correção de solo e adubação do amoreiral cultivado, também as medidas de melhoria de manejo do solo da unidade de referencia de Indianópolis, apresentando os 28% de aumento de produtividade e renda que foram alcançadas com o cultivo da amoreira na referida propriedade.