.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 02 de Setembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Indianópolis promove uma tarde de campo

Indianópolis promove uma tarde de campo


No dia 28 de agosto, a EMATER e a Prefeitura Municipal de Indianópolis, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, promoveram uma tarde de campo em uma propriedade rural do município, com a participação de 78 produtores voltada à problemática da Formiga Saúva (cortadeira), praga esta que traz grandes prejuízos aos produtores, principalmente para a agropecuária, se não for controlada, pode causar muitos prejuízo, pois 03 formigueiros adultos num pasto come por um boi.
Hoje 30% dos custos com insumos num reflorestamento são utilizado no combate a formigas saúva, e na cultura da cana pode causar prejuízos na ordem de 5% da produção.
Diante deste quadro, na tarde de campo realizada, os produtores foram divididos em três baterias, onde foram apresentados temas sobre as formigas: Na 1ª bateria, o assunto foi a Biologia da formiga apresentada pelo Biólogo da EMATER José de Cosme, onde foram mostradas as espécies de formiga que mais ocorrem em nosso município, que são a saúva parda, saúva limão e a saúva quenquém, seus hábitos locais e onde mais atacam, nessa bateria também foi colocado à organização do formigueiro, com as tarefas de cada grupo de formigas as cortadeiras, carregadeiras, lixeiras e outras mais.
A 2ª bateria, com o palestrante técnico Agropecuário Reginaldo Sombrio Volpato, onde foi explicado como fazer o combate de cada espécie, pois, cada uma tem hábitos diferentes e assim o controle com isca, deve ser com a isca própria para cada espécie, pois, uma isca que combate a saúva parda pode não controlar corretamente a saúva limão ou as quenquém.
Outros métodos de controle também existentes como termonebulizador que injeta uma mistura de diesel e veneno no interior do formigueiro, matando-as intoxicadas, pois, por aonde vai saindo a fumaça com o veneno vai se tapando os buracos até saturar o interior do formigueiro todo, e também o combate com outros venenos líquidos pulverizados no solo.
Sendo apresentados cuidados com uso da isca e outros defensivos utilizados no combate a saúva, devido tratar-se de veneno, deve-se usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual), tais como luvas, mascara, protetor par os olhos, camisa de manga longa e botas.
A 3ª bateria foi apresentada pelo agrônomo da ADAPAR João Ricardo Franchini, onde foi divulgada a lei estadual nº 11.
200/95 de controle das formigas cortadeiras, a qual obriga os produtores a controlar as formigas de suas propriedades.
O evento contou com a participação do Prefeito Paulinho Mineiro, Vereadores, Secretários municipais, funcionários da EMATER, do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Indianópolis, a organização do evento teve a colaboração da Cooperativa Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Indianópolis.

268 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFI - 2022

R$ 39,36

.
UFI - 2023

R$ 41,71

.
.

Prefeitura Municipal de Indianópolis - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.