Obras - Sexta-feira, 10 de Julho de 2015

Indianópolis realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizada no dia 07 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Indianópolis, ação foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), junto ao Departamento de Assistência Social e Prefeitura Municipal, onde neste ano teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.
Durante o evento, houve a fala das autoridades: A Diretora do Departamento de Assistência Social, Sônia Aparecida Martins Ribeiro, reforçou os objetivos da iniciativa.
“Esta Conferência, tem o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a Gestão e Financiamento do Sistema Único da Assistência Social”, ressalta.
A representante da Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cianorte, técnica Kátia Beatriz de Souza, afirma ser importante poder contar com a participação da comunidade nesta conferência.
“Construir planejamentos e executá-los, no âmbito das políticas públicas, é algo muito desafiador para as gestões.
Por isso, é importante que a sociedade civil organizada esteja realmente junto no momento destas implantações, sobretudo no controle social”, comenta.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Cristina de Freitas Mendonça Trevisan a ação fortifica a construção do Sistema Único da Assistência Social.
“Estas ações são de muita valia, afinal é o momento de entendermos os rumos que está área deve tomar no município”, salienta.
Antes da palestra foi realizado um momento especial com a apresentação de vídeos com fotos dos trabalhos realizados no CRAS, e o depoimento com a promoção de um usuário da política de assistência social, mostrando a importância do trabalho em rede e de valorização da pessoa humana.
A Palestra foi realizada pela Senhora Ilza Reghini de Moraes, que possui uma grade experiência na área social, onde trabalhou os eixos temáticos com grande propriedade auxiliando-os na elaboração das propostas que irão compor o futuro plano decenal da política de assistência social, que deverá ser elaborado no próximo ano.
O Prefeito Municipal Paulo Cezar Rizzato Martins, destacou a importância das realizações das conferências, que aborda problemas do dia a dia do município, que durante a conferência são abordados e debatidos procurando solucionar de uma maneira mais pratica e objetiva os problemas.
Fez-se presente na conferência, a Primeira Dama Silvana Ap.
Artoni Martins, Coordenadora do CRAS Maria Eunice Cecílio de Menezes, Presidente da Câmara Municipal Lilian Mara Martini Gonçalves Paleta, membros do conselho tutelar, vereadores, secretários municipais, funcionários, outras autoridades e principalmente a participação dos usuários da política, permitindo o empoderamento desses na política em questão.
No final do evento foram referendados os conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social, na gestão 2015/2017, e os delegados para participar da XI Conferência Estadual de Assistência Social.